10 Maiores explosões do universo

segunda-feira, 14 de março de 2011 0 comentários
Durante os próximos 10 dias serão mostrados um documentário sobre as 10 maiores explosões que ocorreram no cosmo. Hoje nos falaremos sobre o impacto da Península de Iucatã, no México, também conhecida como evento KT ou mesmo extinção em massa K-T.
Esse sem duvida é um dos desastres naturais que é mais conhecido nos dias atuais, pois foi o que matou dos nossos amigos dinossauros a cerca de 65 milhões de anos a traz. Ela também marca a passagem do período Cretáceo (K, abreviação tradicional) e o início do período Terciário (T).


Para se ter uma idéia do tamanho no impacto, imagine uma rocha do tamanho do monte Everest (+/- 10 km) se chocando com a terra a uma velocidade igual a de uma bala. Isso equivale a mais ou menos 100 teratons de TNT. Para se ter uma idéia do que isso significa, 1 teraton equivale a 1.000.000 megatons, a bomba mais poderosa ja criada pelo homem foi a Tsar Bomba, alcança 57 megatons e isso tem 5 mil vez mais poder de destruição que a bomba de  Hiroshima, ou ainda equivale a todas as bombas detonadas na segunda guerra mundial (Incluindo as 2 bombas atômicas que foram explodidas no Japão) vezes 10. Tudo isso vale apenas 57 megaton, o evento K-T teve 100 teratons e isso da 1.000.000.000 de megatons.
Agora que você já tem uma idéia do poder da explosão, fica fácil descobrir porque uma explosão dessas desencadeou a extinção dos dinossauros, pois todos dos seres vivos que sobreviveram ao calor, e também as tsunamis geradas pelo impacto. Os que sobreviverão a essa seqüencia de tragédia, se depararão com um ambiente hostil, pois a poeira gerada pelo meteoro cobriu a Terra por muitos anos impedindo as plantas de realizarem fotossíntese, ou seja, quem não morreu por conseqüência direta, morreram de fome posteriormente, como conseqüência indireta da tragédia. 




Ps: Outra teoria que justifica o fim dos dinossauros:

0 comentários:

Postar um comentário

Qual o seu idioma?

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Receba noticias no seu email

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

 

©Copyright 2011 Blog de Gladistony | TNB