Viajando a Velocidade da Luz

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013 0 comentários


Sabe-se Atualmente que a velocidade da luz é de aproximadamente 300.000.000 m/s, isso quer dizer basicamente que se eu disparar 1 feixe de luz sobre a linha do equador, ele levaria mais ou menos 0,13 segundos para dar a volta na Terra. Com tamanha velocidade o que aconteceria caso um corpo atingi-se a mesma?

Primeiramente seria fisicamente improvável que um corpo com massa significante conseguisse atingir a velocidade da luz devido a quantidade de energia necessária para se acelera-lo a tão ponto , para provar isso podemos recorrer a algumas formulas físicas:

1° Sabemos que a quantidade de energia em 1 sistema fechado deve se manter constante. Basicamente a quantidade de energia que 1 corpo tem no começo deve ser igual ao final. Se houver alguma variação, significa que essa energia foi acrescentada ao sistema.

Para calcula essa variação usaremos a formula de energia Cinética que diz que:
Ec = (massa * (velocidade ao quadrado))/2
Considerando 1 corpo inicial em repouso, a variação da Ec correspondera a energia necessária para acelera-lo.
Sendo assim Ec = (massa * (velocidade da luz ao quadrado))/2
A velocidade da luz e representada pela letra c e vale em km/h +/- 1.080.000.000 km/h . Resolvendo a exponenciação temos que:
Ec = ( massa * 1166400000000000000)/2 ou seja
Ec = massa * 583200000000000000 kg*km²/h²
Convertendo as unidades temos que:

Ec = massa * 583200000000000000000 J
Isso quer dizer que para se elevar 1 massa de 1 kg a velocidade da luz, seriam precisos
5832*10^14 KJ de energia.
Para se ter 1 ideia a energia liberada em 1 bomba atômica e de
64*10^12 KJ de energia
ou seja seriam preciso mais de 9100 bombas atômicas explodindo simultaneamente para acelerar 1 objeto de massa 1 Kg a velocidade da luz. Isso considerando que 100% da energia liberada na explosão force direcionada a unica partícula, o que é uma coisa impossível de se fazer visto que grande quantidade de energia e dissipada em forma de calor.
Devido a incapacidade de se poder concentra tamanha quantidade de energia, a viagem d velocidade da luz de 1 objeto com massa e impossível.
Entretanto o que aconteceria se conseguíssemos acelerar, não um objeto, mais uma pessoa a essa velocidade?
Considerando que a pessoa conseguisse aguenta as pressões envolvidas, podemos especular alguns dos efeitos de se acelerar a tamanha velocidade:
1° Viajem no tempo: Ao atingir tamanha velocidade o individuo estaria rompendo a própria barreira do tempo, em teoria pode-se afirma que o carinha seria levado ao 'futuro'.
2° Quem tiver a essa velocidade não consegue olhar para traz, simplesmente pelo fato da luz que esta vindo no sentido oposto ao movimento não conseguir chegar ao corpo acelerado, sendo assim tudo que fique atras de seu corpo seria completamente escuro.
3° Não consegue-se ver o que tem afrente. Como vc esta muito rápido seria como se vc pegasse varias fotos e mistura-se as cores delas, ou seja, vc veria tudo como um intenso jogo de cores, considerando que vc estivesse dando voltas ao redor da Terra. Se vc estivesse viajando pelo Vácuo  e provável que vir-se tudo escuro com alguns mínimos prontos brancos.

Apesar de tamanha velocidade, se vc acha que pode ir a qualquer cando do universo esta completamente enganado. Comparado com as distancias conhecidas levaria cerca de 7 minutos e 50 segundos para você ir da Terra ao Sol viajando na velocidade da luz. E mais de 4 anos para você chegar a próxima estrela [Alfa-Centauro].

Basicamente, mesmo que nos viajássemos a velocidade da luz, ainda estaríamos 'presos' aos limites de nossa vizinhança cósmica.

Ao ler essa ultima parte alguns certamente irão se pergunta a cerca dos 7 minutos e 50 segundos que se levaria a chegar ao sol, pois bem, isso e justamente o que vc esta imaginando. Se o sol apagasse, ou seja simplesmente desaparece-se do sistema solar, levaria 7 minutos e 50 segundos para que nos aqui na Terra notássemos que ele sumiu. Nesse meio tempo o veríamos normalmente nos céus. Do mesmo modo, se Alfa-Centauro se apaga, levaria mais de 4 anos para que notássemos que aquela estressa sumiu nos céus. De fato   quando se olha ao para o espaço numa noite, e bem provável que algumas daquelas estrelas ja não existam mais e que estejamos vendo apenas uma luz enviada pelas mesmas a muito tempo atras.




0 comentários:

Postar um comentário

Qual o seu idioma?

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Receba noticias no seu email

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

 

©Copyright 2011 Blog de Gladistony | TNB