Imortalidade: É possível não morrer?

domingo, 8 de janeiro de 2012 8 comentários
Para alguns a imortalidade e um sonho utópico que provavelmente não será alcançado antes da morte. Porem será possível para alguma criatura vivente ser eterna?



Quanto pequeno eu pensava que as arvores eram imortais, eu achava que se ninguém as derrubasse e se ela sobrevivesse as forças da natureza, essas gigantes de madeira jamais suncubiria as investidas do tempo. Porem eu estava de perto muito equivocado, e fato que as arvores podem viver por centenas de anos, porem elas mesmo não são eterna, pois afinal, elas são seres vivos. Inevitavelmente após atingir certa idade, arvores como as pessegueiros não vivem mais que 30 anos porem arvores como as sequóia podem viver ate 3000 anos de idade.
Em um âmbito geral as arvores possuem uma grande longevidade, isso se deve ao fato de elas serem bem mais simples que os seres humanos. Uma arvore basicamente e composta de raízes, um tronco e folhas, elas começam seu ciclo de vida como uma semente e depois cresce gradativamente em um ritmo quase constante ate chegarem a sua idade final.
A diferença básica que influencia no tempo de vida de uma arvore e sua alimentação, a grande maioria são autótrofas e pelo fato de elas mesmo fazerem seu próprio alimento, muitas substancias tóxicas são evitadas. A mais drástica e quanto a complexidade, basicamente quanto mais simples for um ser vivo, maior será as chances deles de viver mais tempo.

Porem o que causa a morte de um ser vivo?

Basicamente morrer é quando um ser vivo não consegue mais exerce suas funções vitais, e por isso deixa de ser um ser animado e passa a ser um ser inanimado, em outras palavras a matéria viva vira matéria morta.
Um ser vivo pode morrer devido a algum trauma, devido a velhice ou ainda devido a doenças.
Um trauma pode ser qualquer coisa que danifique seriamente uma parte de um ser vivo, se essa parte for um órgão vital, o individuo possivelmente morrera, se alguém receber um tiro no coração, provavelmente o individuo ira morrer.
A velhice e o delimitador natural do tempo de vida de um ser vivo, basicamente quase todos os seres vivos nascem, crescem e por ultimo morrem. Morrer de velhice e quando os órgãos não mais conseguem executar suas funções.
Doenças também entram, pois elas são uma das principais causas de morte dentre os seres humanos, morrer de doença e quando algum agente físico ou químico impede o organismo de realizar suas funções vitais.

Mais porque morremos de velhice?

Falando de maneira simples, morremos de velhice porque nossas células não conseguem reparar as células que foram danificadas, essas podem ser danificadas naturalmente porque apenas no ato de respirar o oxigênio oxida e mata alguma de nossas células.
Porem essa não é toda a historia, durante toda vida nos perdemos um incontável numero de células que é reposta rapidamente devido ao processo de divisão celular, porem esse processo tem um limite, chamado que limite de Hayflick ele propõe que uma célula somente se divide 50 vezes (aproximadamente) e depois morre por um acumulo de toxinas. Basicamente é por isso que não morremos, uma vez que as nossas células atinjam o seu limite elas vão morrer, e não poderão ser mais repostas.
Outro fator interessante é que muita gente pensa que quando uma pessoa morrer todo o ser morre de uma vez, isso e um erro de pensamento, a morrer muitas células ainda continuam vivas, porem elas são incapaz de manter sua função vital por muito tempo, uma vez que não terão uma fonte de energia.

É possível ser imortal?

A resposta a essa pergunta é clara, sim, a imortalidade não é um sonho utópico, ele existe de fato na natureza. Preparei uma lista de alguns seres vivos que são de fato imortais.
Turritopsis nutricula

Essa água viva vive ate se torna adulto e depois regride para sua forma anterior crescendo posteriormente para a forma adulta de novo, desse jeito ela nunca consegue ultrapassar a fase adulta. Para voltar a ser criança esse animal utiliza a conversão de células de transdiferenciação.

Sebates aleutianus


Ele é um peixe que aparentemente é imortal, conhecido como Rockfish ele habita o pacifico.

Hydra

Elas também podem ser consideradas imortais pois possuem um avançado sistema de regeneração que lhes permite viver para sempre, desde que não sejam mortas por predadores.

Bristlecone Pines




Essa arvore tem grande potencial para ser imortal já que o espécime vivo mais velho tem 4500 anos de idade, em outras palavras ele nasceu antes dos egípcios construírem as pirâmides.

A imortalidade biológica

Imortalidade biológica é o não envelhecimento, especificamente, a ausência de um aumento sustentado da taxa de mortalidade em função da idade cronológica. Uma célula ou organismo que não experimenta o envelhecimento, ou deixar de envelhecer, em algum momento da vida, é biologicamente imortal.
Os biólogos escolheram a palavra imortal para designar as células que não são limitados pelo limite de Hayflick, onde as células já não se dividem danificando o DNA ou encurtando telómeros. Os telômeros, uma parte no final do DNA, são acusados de serem os culpados pelo envelhecimento celular: cada vez que uma célula divide-se, o telômero fica um pouco mais curto, e quando ele finalmente está desgastado, a célula é incapaz de dividir-se, morrendo. A telomerase é uma enzima que recria os telômeros em células-tronco e em células cancerosas, permitindo-lhes repetir um número infinito de vezes de replicação

O futuro da imortalidade humana

Infelizmente não se pode simplesmente ingerir a telomerase e se torna imortal, para tal coisa seria preciso re-configurar todas as células e isso é impossível com nossa atual tecnologia. Em alguns séculos é possível que seja inventada alguma pílula que induza a produção dessa enzima nas células.





8 comentários:

  1. Bem interessante, nunca tinha pensado nisso deste ponto de vista.

    ResponderExcluir
  2. Eu ja sabia da Bristlecone Pines mais não conhecia as outras coisas.

    ResponderExcluir
  3. poxa. muito interesante seu blog...

    ResponderExcluir
  4. legal , nao sabia dessas coisas ...vlw !!!!

    ResponderExcluir
  5. O meu sonho é este e o meu objetivo também eu tou confiante que tamos quase a alcançar a imortalidade e a juventude eterna porque a vida é para viver



















    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o meu sonho alcançar a imortalidade e a juventude eterna eu adoro viver a vida é para isso memo eu tou a lutar por esse meu objetivo que pretendo alcançar porque tambem amo a minha família e pretendo fazer o memo com eles tem boas pessoas no mundo que não merecem sofrer por isso memo com a imortalidade e a juventude eterna seríamos felizes para sempre

      Excluir

Qual o seu idioma?

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Receba noticias no seu email

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

 

©Copyright 2011 Blog de Gladistony | TNB