Terremotos

quinta-feira, 11 de março de 2010 0 comentários


Recentemente dois terremotos assustaram o mundo devido a sua magnitude. O primeiro foi o terremoto na Haiti e o segundo ocorreu no Chile.
O Haiti foi o mais prejudicado devido à intensidade do tremor que o atingiu. Devido à situação financeira do país, os feridos e doentes tiveram que receber ajuda de fora. Já havia missões para ajudar as populações necessitada no local o que facilitou o resgate. Contudo, vemos que a muita gente solidaria no mundo que fizeram uma doação ou adotaram uma criança.
No Chile a situação não foi diferente, porem o país não e tão pobre quanto o Haiti e por isso a população não ficou tão desamparada pelo governo. Também neste caso as diversas ONGs espalhadas pelo mundo inteiro entraram em ação pra ajudar os necessitados.
Os terremotos são um dos poucos fenômenos naturais que o homem não consegue prever, eles são uma força devastadora, pois e o próprio chão que treme e às vezes se rasga, não há onde se esconder. Esses eventos podem provocar grandes destruições mesmo quando ocorrem no mar, pois neste caso, provoca os tsunamis que destroem tudo pro onde passam. Essas ondas ocorrem quando há tremores submersos que também são sentidos no litoral. No caso dos tsunamis o homem sabe que eles ocorrem sempre depois de um terremoto submarino, é que se propagam como uma onda normal (só que vão crescendo ate chegar ao litoral). O tempo que as pessoas têm para se preparar para receber a grande onda e de minutos, na melhor das hipóteses, no caso do Chile o aviso do tsunami chegou tarde de mais o que não deu chance de muitos escaparem.
Como o Brasil esta no meio da placa sul-americana, e muito difícil ocorrer tremores de terra aqui, porem os tsunamis são outra historia. Pois podem pegar qualquer uma de surpresa qualquer um.

0 comentários:

Postar um comentário

Qual o seu idioma?

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Receba noticias no seu email

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

 

©Copyright 2011 Blog de Gladistony | TNB