Porque é tão difícil achar a cura pro câncer e a AIDS?

quarta-feira, 28 de abril de 2010 3 comentários

Esta pergunta intriga muita gente, pois mesmo com todos os avanços da medicina, essas duas doenças ainda continuam a fazer vitimas e a matar varias pessoas.
No caso do câncer, a principal dificuldade esta em destruir as células cancerígenas, pois elas são iguais as células do próprio organismo, é para matar o câncer, se faz necessário destruir muitas células sadias do organismo, ou seja, é necessário sacrificar muitas células sadias para se ter uma chance de sobreviver.
Como todos devem saber o câncer se divide em dois tipos, os benignos e os malignos, a principal diferença entre eles e que os benignos crescem para depois se espalhar pelos demais órgãos, já os malignos, se espalham enquanto crescem, por isso são muito mais difícil de serem tratados.
Atualmente existem dois tratamentos para o câncer, a quimioterapia e a radioterapia. A primeira e composta de duas etapas, para o crescimento é logo em seguida destruí-lo, porem não se pode apenas atacar o câncer, pois não é possível programar os remédios apenas para atacar a doença, assim quando o inibidor de crescimento entra em ação, esta também afeta as células sadias. É por isso que o cabelo cai, pois as raízes ficam fracas por falta de células. No segundo passo, o ataque também é feito a todas as células e por isso a pessoa corre um risco muito grande de morte, pois alem das células sadias serem destruídas, estas não serão repostas devido ao inibidor de crescimento. Uma alternativa para a quimioterapia e a radioterapia, que usa radiação para atingir diretamente o câncer e assim matá-lo, porem para fazer isso, se faz necessária que a radiação atravesse outros tecidos e assim há um risco destes virem a desenvolver câncer, a também a possibilidade do câncer se esfarelar quando for atingido, e assim se espalhar pela corrente sanguínea por todo corpo.
Hoje a medicina busca um remédio capaz de fazer o tumor regredir ou capas de matá-lo sem trazer danos à saúde do paciente, porem ainda faltam muito para isso.

No caso da AIDS (Síndrome da Imuno Deficiência Adquirida), o problema é outro. Embora seja menos grave que o câncer, pois ela NÃO MATA porem esta ainda merece muita atenção. Como toda virose não existe uma vacina para ela, o que se pode fazer e ajudar o corpo com suplementos vitamínico afim de que o próprio possa destruir o vírus, as vacinas, na verdade é o próprio vírus causador da doença, só que em doses pequenas e geralmente enfraquecido.
Porem diferente dos outros tipos de vírus, a AIDS afeta somente as células de defesa do organismo, chegando a exterminar uma grande maioria delas, e a poucas que restam, ficam enfraquecidas. Assim a AIDS não mata ninguém, ela só neutraliza as defesas do organismo, possibilitando que, como conseqüência, a pessoas morra de um resfriado.
Porem a resposta para a cura para esta doença pode esta nos chamados soropositivos, que são pessoas que carregam o vírus da AIDS consigo porem este não pode lês trazer nenhum mal, devido a uma mutação em suas células de defesa. Assim se os cientistas conseguirem distribuir esse gene para a população, não importaria se a pessoas esta infectada ou não pelo vírus este não lhe fará mal. Porem esse gene deveria ser aplicado logo após a fecundação do ovulo, dentro da barriga da mãe, o problema esta, na inutilidade desse método pós o zigoto começar a se dividir, ou seja, não vale para os adultos.
Mesmo assim, este método não seria uma cura e sim uma maneira de enganar o vírus, pois o mesmo pode ser transmitido normalmente para outras pessoas que podem não ser soropositivas.

3 comentários:

  1. me ajudou muito em um trabalho da escola =)

    ResponderExcluir
  2. Ótimo , vai me ajudar na prova amanha.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom conteúdo,adorei saber disso ... Podiam ter mais pessoas soropositivas...

    ResponderExcluir

Qual o seu idioma?

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Receba noticias no seu email

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

 

©Copyright 2011 Blog de Gladistony | TNB